Professores contestam novas condições de reprovação dos alunos no básico

Federação Nacional de Educação, que é liderada por um militante do PSD, defende que decisões destas não se aprovam em fim de mandato.

Uma decisão “inoportuna, desnecessária e sem consenso”. É deste modo que a Federação Nacional de Educação (FNE) classifica as alterações ao regime de avaliação dos alunos do ensino básico, que foram anunciadas pelo Ministério da Educação e Ciência na terça-feira. O despacho com as novas normas já foi publicado em Diário da República.

“Entende-se mal que, em final de mandato, um ministro entenda alterar as regras de avaliação dos alunos do ensino básico, quando as decisões que toma não resultam de uma necessidade urgente e que, não tendo sido adoptadas em tempo oportuno, deveriam aguardar a serenidade que se espera de um novo governante que dentro de dois meses deverá estar a iniciar funções”, defende a FNE, num comunicado divulgado nesta quinta-feira.

As alterações aprovadas pelo ministério referem-se no essencial ao modo como a nova disciplina de Inglês no 1.º ciclo, que este ano lectivo passa a ser obrigatória a partir do 3.º ano de escolaridade, pesará na aprovação dos alunos.

À semelhança do que já se passa com Português e Matemática, também a nota de Inglês pode levar à reprovação dos alunos no 4.º ano. O que acontecerá se a classificação obtida for inferior a 3 a Inglês em conjunto com uma  negativa a Português ou Matemática e uma menção de Insuficiente numa das outras disciplinas.

A FNE lembra, a este respeito, que a introdução do Inglês no 1.º ciclo do ensino básico foi “genericamente desejada e aplaudida”, mas frisa que esta decisão “deveria ter integrado a componente do impacto da respectiva avaliação nos critérios de aprovação ou de não aprovação dos alunos”.

A FNE defende ainda que estas alterações não deveriam ser adoptadas sem antes existir “um amplo debate nacional sobre a avaliação dos alunos, claramente justificado por tudo quanto tem sido estudado em termos de níveis de insucesso e retenção que marcam muito negativamente o nosso ensino básico”.

Fonte: publico.pt

TOP escolas

Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas

Vila de Santa Maria de Lamas - Apartado 107, 4535 Santa Maria da Feira
Telefone: 227470210
WWW: www.colegiodelamas.com

Ler mais

Escola Profissional de Viticultura e Enologia da Bairrada

Avenida 25 de abril, 3780 909 Anadia
Telefone: 231511744
WWW: www.viti.edu.pt

Ler mais

Mundo da Criança

Estrada Principal (CM-1073), Barro, 2560 241 Torres Vedras
Telefone: 261318150
WWW: mundodacrianca.pt

Ler mais

Escola Profissional Agostinho Roseta - Pólo de Albufeira

Av. D. Manuel I Lote 32 Marina de Albufeira, 8200 394 Albufeira
Telefone: 289368507
WWW: www.aar.edu.pt

Ler mais

Também quer dar visibilidade à sua escola aqui?

Quero mais informações

Quer fazer publicidade à sua escola?

Contacto rápido

info@directorioescolas.eu

* estes contactos não são contactos para a escola, mas para o operador do servidor DirectórioEscolas.eu

Operador do sítio Web

just4web.cz s.r.o.
Número de identificação: 27547876

Ir para o contacto