É consensual que a escola é extremamente importante na vida de uma criança. As experiências que todos tivemos na escola fizeram-nos gostar muito dela ou repudiá-la totalmente. De nada servirá um excelente colégio ou escola se o seu filho não gostar de o frequentar, o que levará a que o seu desempenho seja menor.
A escolha da escola provoca nos pais uma grande agitação e dúvida. Será que escolhi a escola certa? Será que fiz bem em ir para uma escola pública? Será que fico mais descansado com a sua segurança numa escola privada? São um sem-número de questões que preocupam os pais e que os fazem envolver-se no processo de escolha.
"Os filhos devem ter uma voz ativa neste processo de escolha mas não um papel decisivo", diz Renato Paiva, especialista em Educação. "Decidir cabe aos pais, mas a opinião dos filhos deve ser tomada em consideração. As crianças ainda não têm capacidade para avaliar os prós e os contras das circunstâncias, nem antecipar-se aos factos".
Segundo Renato Paiva, as crianças desconhecem a importância de aspetos úteis para o seu futuro, como um ensino bilingue ou a informática. "Os pais certamente reconhecem a utilidade de falar com fluência uma segunda língua ou mesmo uma terceira e a importância que a informática assume na atualidade, e muito mais ainda será no futuro. Será importante que partilhem os seus pontos de vista com os filhos, para que estes percebam as preocupações parentais para a escolha de uma determinada escola", afirma.
Ao permitirem que a criança se envolva e participe na escolha da escola, os pais estão a atribuir importância à sua opinião. Será útil para o filho poder sentir que as suas opiniões têm valor e que também é respeitado pelas suas ideias.
Uma escola ideal, que sirva para todos, não existe. Cada família tem os seus valores, e cada criança, uma personalidade. Uns valorizam uns aspetos da vida, outros valorizam aspetos diferentes.
Diferentes preocupações ocupam as cabeças dos pais, sendo muitos os fatores que devem ser tidos em consideração no momento da escolha de uma escola, como:
"Os pais devem tentar fazer com que a sua decisão seja a mais refletida e documentada possível", afirma Renato Paiva. "O meu primeiro conselho passa por se informarem devidamente sobre as possibilidades que têm em mãos e fazerem uma visita presencial na qual possa conhecer as instalações e perceber as suas dinâmicas", aconselha.
Fonte: crescer.sapo.pt
Estrada Principal (CM-1073), Barro, 2560 241 Torres Vedras
Telefone: 261318150
WWW: mundodacrianca.pt
Avenida 25 de abril, 3780 909 Anadia
Telefone: 231511744
WWW: www.viti.edu.pt
Av. D. Manuel I Lote 32 Marina de Albufeira, 8200 394 Albufeira
Telefone: 289368507
WWW: www.aar.edu.pt
Vila de Santa Maria de Lamas - Apartado 107, 4535 Santa Maria da Feira
Telefone: 227470210
WWW: www.colegiodelamas.com